Blog

Plataforma de apoio ao trabalho híbrido

Tópicos:

  • Entendendo o trabalho híbrido;
  • Produtividade;
  • Cultura organizacional e trabalho híbrido;
  • Comunicação e trabalho híbrido;
  • Dicas de gestão no trabalho híbrido;
  • Tecnologia no trabalho híbrido.

Entendendo o trabalho híbrido

Trabalho híbrido é um modelo no qual se alterna entre dias de trabalho no escritório e home Office. Essa forma não é novidade e agora se torna uma necessidade como forma preventiva e forma de incentivar os profissionais que buscam alternativas para trabalho e qualidade de vida, sendo assim cada vez mais as tendências sobre o futuro do trabalho aponta que as empresas estão inclinadas a adotar o trabalho híbrido como padrão. Essa adesão também se deve por vantagens econômicas: um exemplo é que com o trabalho híbrido escritório físico pode ser um espaço menor e consequentemente mais barato. No entanto, essa popularização ocorre também porque o home Office deu certo em pontos estratégicos, do contrário o híbrido estaria fora de cogitação.

Produtividade

Depois de certo tempo de trabalho remoto, as empresas viram cair por terra seus receios com produtividade no home Office e foram desafiadas a desenvolver uma liderança que contemplasse as especificidades do remoto. E a condição de obrigatoriedade (já que o risco sanitário era iminente) fez com que gestores e colaboradores se abrissem para testar as novas possibilidades de comunicação e colaboração.

Como alguns ainda encontram desafios substanciais em termos de saúde e bem-estar, muito por conta dos atravessamentos da pandemia na saúde mental no home Office, o trabalho híbrido se mostra como uma solução para problemas relacionados às questões desafiadoras.

No entanto, alguns líderes não têm conseguido se readaptar a forma de como avaliar e acompanhar a produtividade dos seus colaboradores, que antes estava ancorada na percepção visível do esforço de cada um e hoje depende de plataformas “softwares de gestão” e do exercício constante de confiança entre as pessoas, e nesse momento que entra uma boa avaliação para utilização de uma excelente plataforma para fornecer esse apoio.

Agende uma demonstração e conheça mais sobre essa plataforma de apoio

Cultura organizacional e trabalho híbrido

A cultura organizacional de uma empresa é composta pelo conjunto de valores e comportamentos que são esperados de todos os colaboradores. Na maioria dos casos, está relacionada à missão, visão e valores, mas também é composta por ações adquiridas pela percepção e consciência no dia a dia. 

Ou seja, a cultura vai muito além das regras escritas, ou procedimentos operacionais padrão de uma empresa e é importante que isso também seja estendido para o trabalho remoto, justamente para assegurar que o sentimento de pertencimento seja cultivado.

Comunicação e trabalho híbrido

Para garantir que a comunicação está fluindo de forma transparente e que todos estão recebendo as informações que precisam já não é uma tarefa fácil quando estamos em um modelo presencial, portanto, no trabalho híbrido é preciso adotar ainda mais cuidados, ou seja, devemos ter uma ferramenta que facilita essa questão, será indispensável uma plataforma colaborativa para fornecer esse tipo de apoio dentre outros.

Dicas de gestão no trabalho híbrido

Planejamento estruturado comunicando isso ao colaborador;

Fortaleça sua coleta de dados transparentes sobre a produtividade dos colaboradores;

Capacite a sua equipe para a flexibilidade da própria jornada como a dos colegas;

Invista em espaço e tecnologia para unir os mundos físico e digital;

Nunca deixe de analisar a exaustão digital dos colaboradores;

Faça feedbacks frequentes;

Crie benefícios para atender de maneira justa os dois formatos;

Fortaleça a comunicação e desenvolva sincronia assíncrona entre os integrantes da equipe;

Ajuste a forma como você conduz as reuniões para que nenhum membro fique desfalcado.

Tecnologia no trabalho híbrido

No passado a resistência a Tecnologia foi o divisor para muitas empresas que hesitaram na adoção ao trabalho remoto, descartando a possibilidade dessa adoção devido às limitações tecnológicas de alguns Lideres e Gestores, porém a nova realidade nos impulsiona e direciona a observar os exemplos de negócios que estão dando certo, pois planejaram a reengenharia do modelo de negócio para fazer atendimentos rápidos e precisos com Gestão baseada em analise de dados e informações através de plataformas tecnológicas. Plataformas pensadas e planejadas para o trabalho híbrido foram desenvolvidas para todos colaboradores de uma empresa possam acessar as informações necessárias de qualquer lugar, já que elas podem estar um dia no escritório e no outro em casa.

Conclusão

Com visão empresarial um Líder se destaca através do comprometimento com futuro do seu negócio e com isso tem o dever de planejar, executar, controlar e agir rápido para direcionar projetos de trabalho híbrido em plataformas colaborativas que forneçam total apoio ao empresário, seja empresa de pequeno, médio ou grande porte existem empresas de tecnologias que desenvolvem projetos customizados a necessidade do cliente.

Conheça uma plataforma que lhe fornece total apoio para trabalho híbrido

Voltar

Comentários