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Gestão em home Office

Por conta da pandemia da COVID-19, em 2020 esse modelo se tornou uma realidade para muitas organizações, já que essa era a única opção eficaz e viável para aderir ao isolamento social, preservando a saúde dos colaboradores, especialmente para aqueles que desenvolviam suas atividades em escritórios físicos.

Dessa forma, para que o trabalho remoto seja verdadeiramente produtivo, são necessárias algumas ações e medidas específicas por parte dos líderes e gestores, além de ferramentas de comunicação e plataforma de apoio a gestão em nuvem, tanto para a distribuição das atividades quanto para manter a comunicação organizada e garantir a execução das atividades.

Habilidades do gestor de equipes remotas

Depois de alguns meses de gestão à distância, muitos líderes já perceberam que as diferenças de ambiente resultaram também em diferenças no modo de fazer gestão, assim como as habilidades que são necessárias também mudaram, ficando evidenciado que os gestores devem desenvolver um trabalho de Gestão em Nuvem através de soluções eficazes em plataformas que facilitam esse trabalho.

Qualidades normalmente reconhecidas como de um líder como autoconfiança e carisma no cenário remoto acabam perdendo espaço para a proatividade e confiabilidade, sendo assim ficará evidenciado por sucesso junto a sua equipe o líder que é capaz de auxiliar outras pessoas.

Nesse momento, ações acabam valendo mais do que palavras. A contribuição de um gestor precisa ficar clara para sua equipe, porque do contrário você acaba destruindo o espírito de equipe ou mesmo um senso de comunidade que, que fica mais sensível em um ambiente remoto, mas é essencial para fazer trabalho fluir.

As principais habilidades para fazer gestão remota

a) Capacidade de se comunicar de forma clara: os gestores são o principal ponto de contato entre o board e a equipe, por isso ser transparente e repassar informações de forma completa garante que todos fiquem cientes do que está acontecendo na empresa e ainda possam desenvolver suas tarefas evitando o retrabalho por falta de direcionamento.

b) Construir relacionamentos de confiança: a distância tira do radar do gestor o famoso “feeling”, ou seja, a percepção de que a equipe está trabalhando apenas pelo fato de passar horas no escritório. Como não existe mais a possibilidade disso acontecer, é necessário estabelecer uma relação de confiabilidade entre as partes para garantir que o trabalho possa fluir sem desconfianças e cobranças excessivas que podem vir a atrapalhar a motivação e a produtividade.

c) Delegar tarefas: construir confiança não é uma tarefa simples e muito menos que vai acontecer do dia para noite, porém você pode começar por delegar tarefas para o sua equipe “metas” e acompanhar o desenvolvimento delas “através de indicadores”, assim você vê de perto as competências da sua equipe e com isso fortalece sua liderança e relacionamento.

d) Oferecer feedbacks construtivos: não deixe que a distância afete as relações de trabalho, por isso tenha em mente que é muito importante realizar feedbacks com certa frequência, seja para realizar alinhamentos ou dar novos direcionamentos para os membros da sua equipe.

e) Organização: ter uma rotina organizada através de uma agenda dinâmica e com tarefas priorizadas é fundamental para garantir a produtividade da semana, além de direcionar e instruir corretamente os colaboradores sobre quais são os próximos passos. Um gestor desorganizado em home office apenas prejudica a equipe.

f) Motivar a equipe: manter as equipes motivadas sempre foi um desafio, independente do ambiente, porém no home office podemos identificar facilmente a diferença que um ambiente engajador tem na equipe.

g) Se adaptar rápido as novas plataformas e tecnologias de apoio a Gestão em Home office: Um gestor que se adapta rapidamente as novas soluções de apoio a gestão pode ter resultados rápidos e sustentáveis, garantindo assim seu sucesso junto a equipe.


Ferramentas de comunicação

Para que o trabalho remoto funcione de forma correta, simples e objetiva, os membros da equipe precisam se comunicar e, além disso, visualizar o trabalho que está sendo feito por cada um. Para isso, é importante contar com ferramentas, seja de chat ou videoconferência, e também definir um lugar para centralizar toda a informação do que está ocorrendo na empresa, o importante é definir uma forma de acompanhamento das atividades desenvolvidas através de seus indicadores.

Plataforma de apoio à gestão em nuvem

Recomendamos uma plataforma eficaz que traz como solução ferramentas de apoio ao trabalho Home office, apoio a Gestão Comercial e Apoio a Gestão de Relacionamento com Cliente – CRM que reúne as principais funções para impulsionar visão de negócios em uma organização, a partir da facilidade de operação “operacional”, funções de gestão e direção “tático e estratégico”, afim de atender todos os níveis de planejamento empresarial, desse modo sem duvida a plataforma WuniCRM proporciona sincronia e sinergia para sua empresa através da equipe de vendedores internos e externos, supervisores, coordenadores e gestores comerciais.

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